As cores têm um papel significativo no desenvolvimento de uma marca ou produto, influenciando a forma como o consumidor vai interpretar e interagir.
A psicologia da cores estuda o comportamento humano em relação às cores, ou seja, quais os sentimentos e emoções que cada cor causa e quais as ações que cada uma delas impulsionam.
Neste artigo abordamos precisamente isso. É preciso ter em consideração que os significados de algumas cores variam consoante as culturas e religiões, sendo que aqui abordamos a ideia geral do tema.
Assim, segundo a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir essencialmente energia, atividade e entusiasmo e, por outro lado, as cores frias estão ligadas ao raciocínio, profissionalismo e sentimento de calma.
ROSA
O rosa abrange um vasto leque de interpretações. Esta cor pode ser separada entre tons claros e tons escuros para as suas diferentes interpretações.
O que nos transmite?
Rosa suave: delicadeza, romantismo e inocência;
Rosa forte: moderno, desperta atenção, charme, elegância;
Ambos estão ligados ao feminino e ao infantil, desencadeando sentimentos de doçura e companheirismo
Exemplos: victoria's secret, barbie, e dunkin’ donuts.
ROXO
O roxo é visto como uma cor nobre e que impõe respeito e dá a ideia de sabedoria.
O que nos transmite?
Erotismo, espiritualidade, cerimônia, mistério, transformação, crueldade, arrogância, poder, sensibilidade, intimidade, descoberta, criatividade...
Exemplos: espaços de bem estar, SPAs, clínicas de estética
AZUL
As principais interpretações do azul focam-se no ideal de confiança e sabedoria, no entanto a cor engloba outras sensações.
O que nos transmite?
Tranquilidade, estabilidade, harmonia, lealdade, verdade, segurança, limpeza, ordem, tecnologia, contemplação, paciência, sensação leve, saúde, água...
Exemplos: é muito utilizado em marcas de tecnologia, bancos, serviços de saúde e limpeza. Alguns exemplos: HP, NASA, Linkedin, Oral-B
VERDE
Ligamos inevitavelmente o verde à natureza, ao meio ambiente e à esperança.
O que nos transmite?
Cura, calma, perseverança, autoconsciência, natureza, meio ambiente, saudável, sorte, renovação, juventude, vigor, fresco, coerência, prosperidade...
Exemplos: é muito utilizado em hospitais e centros de saúde, em marcas de limpeza, mas também é utilizado em outras áreas como é o exemplo destas marcas: Spotify, Starbucks...
AMARELO
O amarelo é a cor do sol, é um tom quente, feliz e acolhedor segundo a psicologia das cores.
O que nos transmite?
Sabedoria, relaxamento, felicidade, otimismo, imaginação, esperança, claridade, luminosidade, verão, traição, inveja, doença, perigo, estimula o apetite, intelectual...O amarelo também está ligado ao infantil e quando utilizado em excesso, é uma cor que pode despertar agitação, ansiedade e nervosismo.
Exemplos: Nikon, Subway, Shell, Post-it
LARANJA
O laranja é vibrante e energético, é ótimo para anúncios. Embora seja muito parecido com o vermelho, o laranja é uma cor menos estimulante.
O que nos transmite?
Bom humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, expansão, excessividade, animação, criatividade, espírito jovem, confiança...
Exemplos: Amazon, JBL, Fanta
VERMELHO
O vermelho é intenso e por esse motivo engloba diversas sensações e emoções distintas. Esta cor capta muito a atenção e por isso é bastante utilizada em anúncios de promoção ou de urgência.
O que nos transmite?
Paixão, raiva, desejo, energia, força, violência, calor, poder, amor, perigo, fogo, sangue, fome, promoção, urgência, intensidade, vibração...
Exemplos: é muito utilizado em restaurantes e marcas ligadas à alimentação, por ser uma cor que desperta a fome, como por exemplo: Mcdonalds, Coca-Cola, KFC
PRETO
O preto é uma cor sóbria, que impõe respeito, mas pode considerar-se misteriorso ao mesmo tempo. É uma cor muito utilizada porque combina com praticamente todas as outras e favorece a legibilidade.
O que nos transmite?
Poder, sofisticação, fomalidade, elegancia, riqueza, mistério, medo, sexualidade, anonimato, tristeza, luto, profundidade, maldade, raiva, neutralidade, luxo, autoridade...
Exemplos: Christian Dior, Channel...
BRANCO
O branco passa a ideia de moderno e minimalista, é uma cor subtil, mas consegue causar destaque e dar brilho às outras cores, sendo maioritariamente utilizado como cor de fundo.
O que nos transmite?
Poder, sofisticação, fomalidade, elegancia, riqueza, mistério, medo, sexualidade, anonimato, tristeza, luto, profundidade, maldade, raiva, neutralidade, luxo, autoridade...
Exemplos: Apple, Adidas...
DOURADO
Dourado é a cor do ouro e do brilho do sol! É uma cor associada à riqueza material, ao poder e à exclusividade.
O que nos transmite?
Abundância, poder, sabedoria, positividade, divindade, preciosidade, riqueza, calor, extravagância, prosperidade, grandeza, prestigio, sofisticação, iluminação espiritualidade, crença...
Exemplos: ourivesarias e relojoarias, espaços de práticas espirituais, espaços de estética e marcas de cosmética
Uma boa escolha de cores para a marca ou produto tem o poder de:
- construir a singularidade da marca;
- construir uma imagem alinhada com valores da marca;
- diferenciar o produto;
- aumentar a vantagem competitiva;
- fortalecer a lealdade;
- direcionar para o público-alvo pretendido;
- impulsionar as vendas;
- prolongar o tempo gasto na loja, ou diminuir, caso seja a intenção;
- aumentar a intenção do cliente de fazer outras visitas.
Conclusão
Na 4por4 temos uma equipa criativa, especializada no desenvolvimento de sites, webdesign, lojas online, imagem corporativa, branding e suportes comunicacionais que o podem ajudar a impulsionar a sua presença e ajuda-lo na seleção das melhores cores para a sua marca..
Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos surpreender juntos?
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